Up
beleza no verao

Meninaaas! Nada como começar o ano com dicas de beleza, né? Ainda mais que estamos no verão, estação em que precisamos muuuita hidratar o corpo, cuidar dos cabelos e da pele, etc.

Vi umas dicas super legais no EGO, que fala dos mitos e das verdades sobre os rituais de beleza no verão! Afinal, é sempre bom tirar dúvidas para ter certeza do que faz bem e o que não faz!

Vamos ver?

beleza no verao

“Camomila clareia os fios? Maquiagem mancha a pele no sol? É só a estação mais aguardada do ano chegar que as praias e academias lotam. Todos querem arrasar no verão, e aí surgem muitas dúvidas de como cuidar da pele e dos cabelos. “Sempre me perguntam qual é a quantidade certa de protetor, como evitar que o loiro fique verde, entre outras dúvidas”, conta a dermatologista Karla Assed, que atende Xuxa, Deborah Secco, Taís Araújo, Angélica e Claudia Leitte, entre outras famosas. Veja a opinião da médica sobre dez  mitos de beleza no verão:

1 – Cabelos loiros podem ficar verdes se a pessoa for muito à piscina? 
Acredita-se que o cloro liga-se à queratina dos fios, resultando no tom esverdeado.Já nos cabelos escuros, essa reação não é tão visível, fica mais estampada nos loiros naturais ou tingidos.

2 – Ir maquiada para a praia mancha a pele? 
Sim. Para ir à praia deve-se lavar bem o rosto e somente aplicar o filtro solar. Qualquer produto como maquiagem ou perfume com a exposição solar poderá queimar e manchar a pele.

3- Passar camomila no cabelo e ir para o sol clareia, de fato, os fios? 
A camomila é um corante para os cabelos e associando-se ao sol pode haver sim o clareamento dos fios. Quando os pigmentos do córtex são atingidos pelos raios ultravioletas a cor se altera, sendo que os cabelos escuros ficam mais avermelhados e os loiros mais dourados. Os cabelos pretos são os mais resistentes aos raios solares, mas é importante lembrar que os raios UV degradam a estrutura lipoprotéica da cutícula e do córtex, além de alterar a molécula da melanina,  deixando os fios fracos e quebradiços.

4- Não passar bloqueador e ir para à praia em dia de mormaço não queima?
Mito. Tem que passar filtro solar até  nos dias chuvosos. Se há luz, há sol, então há queimadura, sim.

5- Ficar de biquíni molhado por muito tempo faz mal?
Sim. Ficar muito tempo com a roupa molhada favorece o aparecimento de lesões na pele, como vermelhidão e coceira, principalmente da virilha, por ser um ambiente favorável aos fungos que se desenvolvem em ambientes fechados,úmidos e quentes sem falar na candidíase vaginal nas mulheres, que também é comum nesta época do verão.

6 – A radiação que queima e deixa bronzeado é a mesma que causa câncer? 
Sim. As frequências ultravioletas responsáveis pelo bronzeamento são freqüentemente divididas em faixas UVA (comprimento de onda de 315 a 400 nm) e UVB (comprimento de onda de 280 a 315 nm). Ambas as freqüências são danosas e carcinogênicas, por isso a importância da proteção com filtro solar.

7 – Protetor solar à prova d’água realmente funciona?
Esses produtos têm maior fixação, mas não significa que não saem na água, mas para mergulhos prolongados ou transpiração excessiva, deve-se reaplicar o produto.

8 – Autobronzeadores agem como protetor solar?
Não, geralmente esses produtos têm um fator de proteção baixo. Então tem sempre que usar o filtro solar associado.

9 – Banho gelado segura o bronzeado?
O banho frio não desidrata a pele como o banho quente, tem efeito calmante e anti-inflamatório. Por causarem vasoconstrução – contração dos vasos sanguíneos –, os banhos frios conservam um pouco mais o bronzeado sim.

10 – Água quente estraga os cabelos?
A água quente favorece o aparecimento do eczema seborreico (caspa), podendo levar à queda do cabelo.

Amei a dica! E vocês meninas? Gostaram?

FONTE: EGO


ABOUT THE AUTHOR

Prime Beaute